(ir)Responsabilidade




Uma notícia publicada pelo Diário de Notícias (DN) indicava a acusação por parte do Ministério Público de um crime de homicídio por negligência grosseira a 5 escuteiros espanhóis.
Tudo aconteceu num raid em Sesimbra, em Agosto de 2005, onde uma criança (explorador dos escuteiros espanhóis) de 13 anos morreu por desidratação.

Citando o DN: "Segundo o MP, a morte resultou do "desenvolvimento de um quadro de exaustão física associada à
exposição ao calor", e não por morte súbita, como se chegou a pensar, tendo os responsáveis "agido
com desrespeito pelas mais elementares regras de prudência". As crianças foram obrigadas a
caminhar debaixo do sol e quase sem água. Algumas, praticamente desidratadas, foram socorridas
por populares, refere o MP."

É certo que acidentes acontecem mas há acidentes e acidentes... deixar chegar ao ponto de desidratação extrema (causa provável da morte) não pode ser considerado "um acidente". Uma das regras básicas de qualquer caminhada é a presença de ÁGUA. Este é um elemento fundamental a ser utilizado regularmente em qualquer actividade de exterior. Ainda para mais em Agosto.... ao Sol....

Um acidente no decorrer de uma actividade pode ser por puro azar, má sorte, ou o que quiserem chamar (em casos onde não há negligência expressa), mas deixar um elemento morrer por falta de água acho que se pode chamar de irresponsabilidade. Os dirigentes em causa seriam capazes de desempenhar a função para a qual foram nomeados?

Seria uma simples caminhada inserida num acampamento escutista uma actividade de risco? Quando não são tomadas as devidas precauções, todas as actividades passam a ser de risco. Mas por falta de água? Seria motivo válido? Seria de todo impossível o transporte de água potável durante a caminhada?

Um dirigente deve ponderar sempre todos os percalços que podem ocorrer durante uma actividade e assegurar que tem os elementos básico em caso de necessidade. Um deles é, sem qualquer dúvida, a Água. É uma morte estúpida perfeitamente evitável. E não era preciso nada de extraordinário, bastava uma garrafa de água, um cantil... Não será o cantil um elemento necessário, individualmente, num raid?

0 comments:

Enviar um comentário