Dia de S. Jorge

"S. Jorge, Santo da Aventura...."


Patrono Mundial do Escutismo
Patrono Nacional dos Exploradores do CNE

Natural da Capadócia, nasceu no de 303. Aos 17 anos alistou-se na Cavalaria e cedo se notabilizou pelo seu valor. Segundo a tradição existia, perto de uma cidade chamada Selem, um dragão que devorava diariamente um dos habitantes. Por coincidência, no dia em que S. Jorge ali chegou, tocara a sorte à filha do Rei, que sabendo da chegada de tão nobre cavaleiro, a ele recorreu para que salvasse Cleolinda, sua filha. S. Jorge enfrenta o dragão de forma arrojada, aniquilando-o.

As razões para Baden Powell o ter consagrado
Patrono Mundial:
"S. Jorge foi o que o
escuteiro deve ser: Quando encontrava uma dificuldade ou perigo, por maior que parecesse, mesmo que fosse um dragão, não lhe fugia, nem o receava, mas acometia-o com todas as suas forças e as do seu cavalo. Embora mal armado para tal combate, visto ter apenas uma lança, arrematou-a com toda a alma e conseguiu, finalmente vencer a dificuldade que ninguém se atrevera a enfrentar.
É assim mesmo que o
escuteiro deve encarar as dificuldades ou perigos, por grandes ou terríveis que pareçam, ou por mal equipado que esteja na luta. Deve arrostá-los ousada e confiadamente, empenhando todas as forças para procurar vencê-los, e é muito provável que o consiga."

Texto: adaptado da Velada de Armas do Agrupamento 123 (Abril 1991)
Imagem: Departamento de Assistência ao Pessoal do Exército Brasileiro

0 comments:

Enviar um comentário