Há que agir com horizontes mais largos

Há poucos dias, quando peguei na última edição da FL, reparei que muitos faziam já as despedidas de estar connosco sob esta forma informativa, a quem nós agradecemos toda a dedicação e empenho. reparei também que as OSN's davam já conta das mudanças dos orgãos eleitos o que me deixa alguma esperança de que daqui para a frente as coisas andem certinhas e actualizadas (não quer dizer que os que lá tenham estado não o tivessem feito, antes pelo contrário, talvez seja fruto do seu trabalho. Por fim, 'the last but not the least', reparei no chorrilho de medalhados que, mesmo no fecho de mandato, surgiu, creio até, um bocado fora do tempo.
Estas coisas caem-me mesmo mal e a nossa atitude pedagógica deve ter isto em conta... Para todos os efeitos, todas as acções que fazemos, são objecto das mais variadas leituras. Assim sendo, o que pudermos fazer para minorar reacções, educar e esclarecer aqueles que nos pedem responsabilidades deve ser sempre uma preocupação nossa. Neste caso concreto, não estou a pôr em causa o merecimento de tais distinções por todos aqueles escuteiros. Quero crer que todos eles deram o seu melhor para que o Acampamento Nacional fosse um êxito... Mas já passou quase meio ano do decurso desta actividade para agora, coincidentemente com a penúltima OSN da antecessora chefia Nacional, virem todas elas a ser publicadas... Que pode levantar suspeitas, estou certo que levanta, pois a mim também me questionou sobre a oportunidade da matéria. Claro que podem dizer que estas coisas se arrastam e que não houve outra altura... é provável que tenha havido essa dificuldade... mas as oportunidades criam-se, sobretudo quando está em causa a clareza e a transparência dos procedimentos pois a altura é a que entendermos que é melhor para todos... e mesmo para dignificar o merecimento de todos aqueles que receberam a distinção positiva pelo seu trabalho, e não parecer apenas um rebuçado que se dá para agradecer qualquer coisa porque fica bem.
Certamente que uma visão com uns horizontes mais largos no tempo, teria previsto que esta situação pudesse acontecer e tivesse havido um esforço para a evitar.
Deixo aqui este alerta, para que não se voltem a repetir situações como esta e também para dar uma palavra de coragem e de força aos campos da I e da IV, que o seus trabalhos terão sempre o reconhecimento daqueles para quem a vida cresceu, se tornou mais bela e colorida e criou oportunidades de ser mais!...

0 comments:

Enviar um comentário