Ouro em alta... :)




Apesar de estarmos sensivelmente a meio das comemorações do cinquentenário do agrupamento 123 de S. José de Ribamar, esta segunda jornada será a mais intensa em actividades. Por diversas razões, a visibilidade destes 50 anos começará agora a fazer-se mais presente e uma das faces com mais destaque é a imagem de marca destes festejos.
O logótipo escolhido para este 50º aniversário do Agrupamento encontra na tradição jubilar de celebrar as bodas de ouro o seu maior sentido. Dessa forma, a simbologia é a de uma pepita de ouro na qual está gravada toda esta vida do agrupamento de S. José. Esta vida foi feita de dezenas de outras vidas que passaram pelas diversas secções e que estão no centro de tudo o que se fez e se continua ainda a fazer.
A imagem de S. José com o Menino ao colo recorda-nos o nosso patrono, um patrono que é também nosso pai adoptivo e que nos tem ajudado a crecer ao longo do tempo como aconteceu com Jesus nos seus primeiros anos de vida. Neste Jesus pequenino, encontramos o amrelo, cor dos lobitos, também eles os mais pequenos e que no nosso movimento ainda precisam muito de alguém mais velho para os ensinar a caminhar. É na II secção, a cor verde, que o escutismo se aproxima mais à sua genese, em que se forma mais nas nossas cabeças, o misticismo da vida ao ar livre. Nos pioneiros, esta vivência atinge os extremos da sua radicalidade, da audácia de que os nossos braços apontem um destino bem mais longe - a vara, desempenha neste propósito um papel fundamental para se vencer montanhas. Mas tal como S. José, que teve de fugir da sua terra, é na IV que se percebe que a nossa vida é uma jornada peregrina onde não temos morada permanente - o caminho constitui um elemento essencial nesta perspectiva nómada de vivência do escutismo.
Finalmente, aqueles que dão corpo e são modelos de geração de oportunidades a que este crescimento tenha lugar representam toda a fraternidade escutista que nos faz crescer... os dirigentes, os outros escuteiros que conhecemos ou que, mesmo sem conhecer, tratamos por irmãos, e mesmo amigos ou familiares que partilham connosco esta vivência especial de convívio com a natureza.
Para além da predominância do ouro em todo este simbolismo, existe ainda o branco nalguns elementos, sinal de que esta não é, nem nunca será, uma obra acabada. estaremos continuamente a construir algo mais, algo melhor e por muito alerta que estejamos, temos por certo que poderemos ir mais além.

0 comments:

Enviar um comentário