RAP II.

Porquê isto tudo afinal? Porquê tanto alarido por um chorrilho de conceitos teóricos de psicologia educativa e pedagogia infanto-juvenil que nos querem impingir quando, afinal, são eles mesmo que dizem, é a mesma coisa?...
Primeiro: Não é a mesma coisa... São os meus princípios mas, explicados e apresentados de outra forma.
Segundo: Tudo isto vai implicar que muitas das ferramentas que se usavam até agora - como o actual sistema de progresso -, tenham os dias contados por não irem ao encontro das nossas e das expectativas dos lobitos, exploradores e pioneiros.
Terceiro: o acompanhamento que é feito a cada elementos tem de ser tanto maior quanto a exigência do meio em que ele está inserido. (o que já vinha a acontecer mas com a dificuldade de se esbarrar numa metodologia demasiado rígida).
Como consequência de tudo isto, torna-se inevitável que os dirigentes e demais pessoas ligadas ao movimento, enquanto educadores, tomem conhecimento com esta REALIDADE - que o é, JÁ -, do RAP e acompanhem de perto este processo. Se é certo que ainda é um projecto em desenvolvimento, também é certo o interesse que existe em que TODOS, (eu disse TODOS - está escrito para que não fique dúvidas de que são MESMO TODOS) tomem a iniciativa de colaborar neste projecto, com a sua opinião, experiência, crítica (porque não? . desde que seja construtiva)... pois é também quase certo que mais tarde ou mais cedo teremos de nos inteirar de todo esta avalanche renovada de conceitos e métodos e práticas que serão essenciais para fazer escutismo nos tempos actuais.
Para além de tudo isto, se, hoje, a formação dos dirigentes é de grande importância, ainda o será mais daqui para frente (tal como veio demonstrar o RAP) dada a exigência, cada vez maior, dos ambientes em que as crianças, adolescentes e jovens estão inseridos actualmente tal como virá, enraizar definitivamente a necessidade de uma formação contínua (tão na berra no domínio profissional) de todos os dirigentes.
Se por um lado, o actual sistema de coisas tem ainda algum sucesso em determinados contextos (sobretudo rurais, não é tabu...), talvez essa visão descontraída das coisas não dure por muito tempo pois também aí se farão sentir os efeitos das alterações sociais que estão a ocorrer. Esta, é também uma vantagem do Projecto RAP, pois não foi pensado para este ou aquele ambiente, mas sim, para se adequar ao nível de exigência em que é aplicado; funciona sempre.
Muito já foi feito... muito há ainda por fazer... Esta revolução será pacífica e natural para quem tomar parte nela... Quem não a acompanhar e a assumir como sua, depois... Não é muito bonito ver um movimento a funcionar a duas ou a três velocidades......
Estava-me a lembrar agora da música...
"Não fiques na praia, com o barco amarrado e medo do mar
Tudo aqui é miragem, mas na outra margem, alguém a esperar"...

0 comments:

Enviar um comentário