FOGOS FLORESTAIS
O seu contributo para proteger a floresta do fogo baseia-se na adopção de algumas Acções Preventivas, medidas de simples bom senso, sempre que haja risco de incêndio e sobretudo durante a época de fogos.
- Não faça queimadas em terrenos situados no interior das matas, nem numa distância até 300 metros dos seus limites.
- Não lance foguetes ou fogo de artificio dentro das matas nem numa distância até 500 metros dos seus limites.
- Não queime lixos no interior das florestas nem numa distância até 100 metros dos seus limites.
- Não faça lume de qualquer espécie no interior das matas e nas estradas que a atravessam, e Limpe o mato, num mínimo de 50 metros à volta das habitações, armazéns, oficinas e outras instalações.
SE FOR SURPREENDIDO PELO INÍCIO DE UM INCÊNDIO FLORESTAL:
- Contacte de imediato qualquer uma das seguintes Entidades: Bombeiros, Serviços Florestais, Forças de Segurança. Utilize o 112 ou o 117.
- Se presenciar a deflagração dum incêndio florestal e se vir que não corre perigo, tente apagá-lo utilizando ramos, abafadores, pulverizadores, pás ou enxadas.
- Repare na presença de pessoas e viaturas com comportamentos estranhos na zona, anote descrições e marcas, cores e matrículas de veículos.Relate tudo o que achar suspeito às autoridades competentes.
- Não vá assistir aos incêndios, deixe livres os acessos para que combatem as chamas.
- A fim de evitar reacendimentos, COLABORE, quando solicitado pelas autoridades competentes, nas operações de RESCALDO e na VIGILÂNCIA PÓS-RESCALDO.
Marcadores: leis e princípios
0 comments:
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)