Dão-se abraços no Porto

"Amanhã à tarde, quem circular pela Rua de Santa Catarina, na Baixa do Porto, corre o risco de ser agraciado com um abraço. A partir das 14.30 horas, junto ao centro comercial Via Catarina um conjunto de entusiastas dos afectos estará no local disposto espalhar sorrisos e a dar um abraço aos transeuntes.
De acordo com Vânia Martins, da organização da iniciativa, "trata-se de uma oportunidade para promover uma aproximação entre todos os seres humanos. Servirá ao mesmo tempo de chamada de atenção para a comemoração do dia internacional da Campanha Abraços Grátis, que será celebrada em Matosinhos no próximo dia 22 de Março.
"Numa altura em que o ser humano vive controlado pelo relógio, o objectivo passa por fazer com que as pessoas que passem pela Baixa portuense entrem no espírito da acção e dispensem apenas alguns segundos para darem um abraço, sem qualquer contrapartida. Depois do sucesso e da animação verificada no ano passado, a organização espera que a iniciativa consiga envolver na Rua de Santa Catarina um grande número de pessoas. "No início é normal que as pessoas fiquem um pouco reticentes, mas esperamos que acabem por gostar da iniciativa e que fiquem mobilizados a participarem na comemoração do dia internacional da campanha", referiu Vânia Martins.
Um pouco por todo o mundo a Campanha dos Abraços Grátis, colecciona adeptos ano após ano. Tudo começou em 2004 quando Juann Mann se apercebeu do pouco tempo que o Homem dispensa aos amigos e familiares na constante corrida diária contra o relógio, na rotineira vida entre a casa e o trabalho. Para combater o problema Juan decidiu criar um movimento espontâneo a nível global com o objectivo de proporcionar momentos de felicidade entre os seres humanos.
Desta forma, em várias cidades do Mundo, os mais diversos adeptos da filosofia de Juan juntam-se para proporcionarem m omentos de alegria e darem abraços aos mais ilustres desconhecidos. No endereço electrónico da campanha, em www.freehugscampaign.org, poderá conhecer toda a história e ter ainda acesso a vídeos e fotos."



Carla Cruz
in Jornal de Notícias

Boa Acção Colectiva



Um meio simples, fácil e eficaz de ajudar...
Além da ajuda, também serve para testar os nossos conhecimentos da língua inglesa.

Desafio!

"Escuridão mundial
No dia 29 de Fevereiro de 2008 das 19:55 às 20:00 horas propõe-se apagar todas as luzes para o nosso planeta poder 'respirar'.
Se a resposta for massiva, a poupança energética pode ser brutal. Só 5 minutos, para ver o que acontece. Sim, estaremos 5 minutos às escuras, podemos acender uma vela e simplesmente ficar a olhar para ela, estaremos a respirar nós e o planeta. Lembrem-se que a união faz a força e a Internet pode ter muito poder e podemos mesmo fazer algo em grande. Passa a notícia, se tiveres amigos a viver noutros países envia-lhes e pede-lhes que façam a tradução e adaptem as horas."

O Escutismo é...

Um excelente trabalho em vídeo mostrando o que é o escutismo (pelo menos uma parte :) ).
A maior parte das imagens mostra actividades das Guias de Portugal que, apesar de não terem a palavra "escuteiro" no nome, também vivem o ideal escutista.


O escutismo é apenas isto...


... também é isto....

... ou é mais do que isto?!


Há poucos dias, quando peguei na última edição da FL, reparei que muitos faziam já as despedidas de estar connosco sob esta forma informativa, a quem nós agradecemos toda a dedicação e empenho. reparei também que as OSN's davam já conta das mudanças dos orgãos eleitos o que me deixa alguma esperança de que daqui para a frente as coisas andem certinhas e actualizadas (não quer dizer que os que lá tenham estado não o tivessem feito, antes pelo contrário, talvez seja fruto do seu trabalho. Por fim, 'the last but not the least', reparei no chorrilho de medalhados que, mesmo no fecho de mandato, surgiu, creio até, um bocado fora do tempo.
Estas coisas caem-me mesmo mal e a nossa atitude pedagógica deve ter isto em conta... Para todos os efeitos, todas as acções que fazemos, são objecto das mais variadas leituras. Assim sendo, o que pudermos fazer para minorar reacções, educar e esclarecer aqueles que nos pedem responsabilidades deve ser sempre uma preocupação nossa. Neste caso concreto, não estou a pôr em causa o merecimento de tais distinções por todos aqueles escuteiros. Quero crer que todos eles deram o seu melhor para que o Acampamento Nacional fosse um êxito... Mas já passou quase meio ano do decurso desta actividade para agora, coincidentemente com a penúltima OSN da antecessora chefia Nacional, virem todas elas a ser publicadas... Que pode levantar suspeitas, estou certo que levanta, pois a mim também me questionou sobre a oportunidade da matéria. Claro que podem dizer que estas coisas se arrastam e que não houve outra altura... é provável que tenha havido essa dificuldade... mas as oportunidades criam-se, sobretudo quando está em causa a clareza e a transparência dos procedimentos pois a altura é a que entendermos que é melhor para todos... e mesmo para dignificar o merecimento de todos aqueles que receberam a distinção positiva pelo seu trabalho, e não parecer apenas um rebuçado que se dá para agradecer qualquer coisa porque fica bem.
Certamente que uma visão com uns horizontes mais largos no tempo, teria previsto que esta situação pudesse acontecer e tivesse havido um esforço para a evitar.
Deixo aqui este alerta, para que não se voltem a repetir situações como esta e também para dar uma palavra de coragem e de força aos campos da I e da IV, que o seus trabalhos terão sempre o reconhecimento daqueles para quem a vida cresceu, se tornou mais bela e colorida e criou oportunidades de ser mais!...

o MEU guia

Este fim de semana realizámos um Bivaque para Guias.
Destinou-se aos guias de patrulha, de equipa e chefes de equipa.
Certamente que muitas palavras poderiamos encontrar para definir um bom guia de patrulha. Provavelmente, o espírito de liderança saltará logo à mente, mas o exemplo ou a amizade ou a competência são características igualmente importantes e a ter em conta. Mas para além de características, são também ferramentas que poderemos adquirir e treinar com menor ou maior facilidade.
O exemplo, ou diria talvez, num sentido mais apropriado, o testemunho - que é essa capacidade de trazer ao encontro dos nossos principios os outros através do nosso próprio exemplo - é algo essencial e que está intimamente e sempre inconscientemente ligado a quem lidera algo. Liderança porque é, também, exemplo.Mas acho que ser guia é ser mais do que reunir algumas características chave...
Creio que um guia, como qualquer outro lider, deve ser alguém que inspire total confiança. Deve ser alguém com quem não tenhamos qualquer receio de ir para onde quer que seja. E essa confiança, não é algo que se treine, que se adquira... de forma alguma. É, sim, algo a conquistar por parte daqueles que guiamos.Esta conquista é, também, uma das tarefas mais dificeis para quem lidera. Muitas vezes por falta de compreensão, mas acima de tudo porque não é mesmo fácil... Implica um total desprendimento do que somos para nos dedicarmos a quem conduzimos. E isso, muitas vezes, não é tão simples como as palavras o dizem... Defendermos aqueles por quem somos responsáveis nem sempre é fácil... sobretudo quando arriscamos a nossa vida, os nossos projectos para que os outros compreendam que acreditamos neles e que a responsabilidade é repartida. Pouco futuro terá uma patrulha se diante do leão, o guia é o primeiro a fugir, esquecendo todos os seus; possivelmente tropeçarão uns nos outros o que será muito bom...para o leão!
Daí que esta confiança e o respeito acabem por estar intimamente ligados... um não o é sem o outro e são consequência um do outro.Por isso, os guias têm sempre uma responsabilidade acrescida no sentido de treinar a sua liderança, de praticar a coerência do seu exemplo, de ser capaz de num espírito de amizade ter paciência e dedicação em conduzi-los, mas procurando sempre estar ao lado deles de forma a que eles sintam esse apoio e assim não seja necessário arrastá-los, empurrá-los, mas eles prórpios, se sintam seguros em seguir o seu guia.